Eventos 2020

Evento: Curso Pje Atualização - 1º Grau - versão 2.5.0-KZ 
Mês: Fevereiro
Data Inicial: 5 February 2020
Data Final: 6 February 2020
Período: 05 e 06/02/2020
Horário:

08h às 12h e 13h às 16h

Carga Horária: 7
Público: Servidores
Área: Judiciário 1º Grau
Administrativo
Situação: Concluído
Modalidade: Presencial
Local: Escola Judicial
Instrutores:

CLAUDIO DELGADO DE FREITAS / 308.21.0859

JHOSEANNE MAGALHÃES BERNARDINO BARROS / 308.21.1193

Objetivos:

Proporcionar uma visão geral das principais novidades da versão 2.5.1 KZ - PJe de 1º grau.

Programa:

Tela de acesso e entrada:

*Mudanças nos menus (hamburgues)

- Certidões: A emissão de certidões de débito ou ações trabalhistas agora estão disponíveis para toda a população na página de entrada do PJe, podendo ser emitida sem custos e sem a necessidade da intervenção de servidor para tanto.

- Verificação de autenticidade de documento: O usuário informar o código de verificação X da certidão trabalhista e clicar em "Verificar"

- Painel do usuário e painel global

* Menu lateral Inclusão do formulário de verificar atas de audiências.

* Menu superior - acesso rápido (setinha pra baixo): mudou totalmente. O que tava no atual encontra-se no menu geral (manuais, emitir certidão, aud (ainda será disponibilizado), ferramentas (site do TST com os convênios), PJeCalc, G-prec (gestão eletrônica de precatórios), EXE15 (banco de penhora, hasta, pesquisa patrimonial - ainda será disponibilizado)

e SIG (ainda não disponível).

* Menu completo(hamburguer esquerdo): acrescentou "painéis" e "pesquisar" e outras opções que antes estavam no menu central ou como tarefa (credencial e relatório do DEJT e impressões, por exemplo).

calendário, impedimento/suspeição.

* Meu painel/painel global (melhorias)

- Colocar a fase do processo nas listagens dos processo (Adicionada também das tarefas no escaninho, painel global e GIM). OBS: Nova cor para fase de liquidação!

- A tela do Meu Painel, Meus processos/Minhas atividades, tem novos filtros.

- Ausência temporária da pesquisa de Chips (retorna na 2.5.2)

*GIM

- PEC integrado com o GIM: os alvarás e os expedientes direcionados ao juiz.

- Fase do processo nas listagens dos processo.

Agrupamento de tarefas (Remoção do agrupamento 'Analisar e Assinar' do painel do GIM (permanece apenas no Global). Em seu lugar, foram criados 3 novos agrupamentos: 'Assinar Acórdãos', 'Assinar Alvarás e Expedientes' e 'Assinar Despachos e Decisões')

- Visualizador rápido de minutas: ao visualizar uma minuta no GIM, o magistrado poderá navegar entre os despachos ou sentenças sem ter que clicar em cada um. Basta Clicar em uma seta abaixo da minuta. E se quiser fazer alguma alteração, poderá abrir a tarefa e editar a minuta.

- Alvarás aparecem junto com expedientes para assinatura.

Cadastro

* Nome social na autuação e retificação da autuação nome social passa a ser usado no processo, podendo ser alterado também no cadastro pessoa física casinha da procuradoria aparecerá na autuação e na retificação.


*Novas prioridades na autuação (etiquetas trabalho escravo, falência e aprendizado)

* Advogado e assistente: conceder perfil de advogadoà pessoa física cadastrada no sistema pelo diretor Mudanças nas tarefas (Nós) e migração da 1.x para KZ

* Análise

- Unificada as três análises na tarefa análise (cores azul, verde e cinza).

* Conclusão ao magistrado

- Nova tela com opções dinâmicas na cor da fase (cores azul, verde e cinza) indicando automaticamente o tipo de conclusão a depender da tonalidade da cor (tipos não aceitos na fase ficam bloqueados). Escolha do magistrado mostrando o último magistrado que teve conclusão no processo.


* PEC (editor do KZ)

- Na tarefa (fluxo) “comunicações e expedientes” ou opção de menu do detalhe do processo (não cai em controle de prazo).

- Criar alguns expediente pra quem não tá cadastrado no processo (sinal verde do lado esquerdo);

- Seleciona todas as partes no boneco vermelho

- Além da impressora, tem “impressões de expedientes e correspondências” no menu global.

- Agora podem ser preparados vários ofícios e alvarás ao mesmo tempo, acelerando a prestação jurisdicional.

- Integração com o GIM

* Pós sentença

- controle de publicação: alteração da data de publicação (juntada) de sentença que seja futura na tarefa "Aguardando Prazo" para uma data maior ou igual à atual.

*Controle de prazos

- "aguardando prazo" e "prazo vencido" estão no KZ agora.

* Sobrestamento

- O usuário poderá escolher o(s) motivo(s) do sobrestamento e colocar um prazo (sistema traz padrão de 1 ano) para a conferir se o motivo do sobrestamento ainda perdura ou não. Porém não reflete no GIGs e a pessoa precisa abrir a tarefa.

- * Trânsito em julgado

- Criação de tarefa "Registrar trânsito em julgado": quando o prazo de recurso terminar, caso nenhum recurso seja recebido pelo magistrado, o sistema encaminha o processo para o subfluxo “Registrar trânsito em julgado”

- Todas as informações necessárias para o lançamento estão na mesma tela (sanduíche), inclusive as de segurança e saúde do trabalho, que terão que ser verificados caso tenham sido assunto

(Registro de Acidente de Trabalho, doença ocupacional, Insalubridade e Periculosidade para extração de dados).

- o usuário pode registrar o trânsito em julgado e na sequência iniciar a liquidação ou a execução (se tiver marcação de sentença líquida ou a sentença for do tipo homologação de transação); ou ainda arquivar definitivamente o processo caso não haja mais pendências.

* Minutar substituído por Elaborar

- nova interface de elaboração e revisão de despacho, decisão ou julgamento / editor - KZ (editor, modelos, documentos, intimações, movimentos, comentários, versões)

- pesquisa de jurisprudência

- comentários entre usuários internos

- comparação de versão

- autotextos pessoais ou locais (lembrar de deixar um processo na minuta antiga ou criar tudo antes da implantação, pois na versão nova não tem como criar) .

- modelos e autotexto não se sobrepõem, tampouco mais de um modelo inserido.

- Implementação do atalho "#" para abrir listagem de documentos do

processo

- Ajustes de permissões para que estagiários acessem tela "Anexar

documentos

* Redistribuição: agora a tela é no KZ

- Audiência

*verificar e assinar atas (KZ)

- Tela mais simples, com informações mais claras, menos cliques para confirmar uma Ata, e com opção para confirmar em lote. A tela exibe as informações de acordo com perfil logado e com indicativo de quantas Atas faltam para Assinar ou Confirmar. SETIC analisará possibilidade de apagar atas antigas.

- Acesso pelo ícone do menu lateral ou menu global. Quando acessada pelo servidor/secretário de audiência o tooltip do ícone será "Verificar Atas de Audiência" e quando acessada pelo magistrado o tooltip será "Assinar Atas de Audiência".

*pauta (KZ)

- nos dias em que a pauta estiver integralmente realizada (ícone preto), ao clicar neste dia, sejam exibidas as audiências REALIZADAS, sem necessidade de que o usuário faça um filtro para ver isso.

- Após clicar no dia, deve ser apresentado os seguintes dados: ícone de download do processo, ata de audiência e o detalhes do processo, além de abrir a tarefa dele.

- Peritos

* Pagamento registrados pelo perito

- Implementada funcionalidade de consulta de pagamentos registrados pelo perito (é na tela do perito. Ele pode registrar para controle pessoal).

* Impedimento e suspeição pelo perito

- Implementada Funcionalidade de Gestão de impedimentos pelo Perito:

Evitar a atribuição de perícia para pessoas físicas ou jurídicas previamente registradas (impossibilita a designação e gera aviso ao usuário). Em breve novo sistema de assistência jurídica * Finalização automática - Havendo processo com laudo pericial juntado e pendente de finalização na fase de conhecimento, esta perícia deverá ser finalizada automaticamente quando houver assinatura de documento do tipo sentença. *Aceitação automática de perícia - Aceitar automaticamente perícias novas que foram criadas há 10 dias ou mais Uma nova designação de perito deve observar a regra geral de intimação via sistema, ou seja, se o perito não fizer nada (aceitar ou recusar uma nova designação), decorridos 10 dias da nomeação o sistema deve presumir o aceite e mover o processo para o agrupador "Aguardando laudo" *Outros - Na tela "perícias" (boneco branco do lado esquerdo da tela principal) Implementada seleção em lote para finalização e cancelamento de perícias. - Bolinhas Vermelhas - listagem incorreta de processos - Ao se clicar na bolinha vermelha do ícone de perícias do menu lateral, abre-se a listagem apenas com os processos cujo prazo de entrega do laudo tenha sido ultrapassado. - Escaninho - Indicação da fase - Detalhe do processo - principais mudanças * Menu do processo - PEC - preparar expedientes e comunicações - Lançar movimentos: alguns movimentos que não forem inseridos automaticamente poderão fazer parte do processo com apenas um clique (no menu do processo-sanduíche direito do detalhe do processo). Isso facilita a informação processual e coleta de dados para o e-Gestão (Ainda tem no menu completo). - Verificar impedimento e suspeição *Timeline - Alteração de movimentos: do lado do nome do movimento tem um lápis (inclusive data de publicação e pagamentos).

*Novos Chips (Ex: analisar e analisado que poderia ser usado pelo

gabinete se pudesse filtrar por chip)

- Não há filtro por chip nas tarefas (contorno: usar relatório no SAO -

Relatórios Gerenciais). No escaninho tem.

- Alguns mudaram a nomenclatura.

- possibilidade de atribuir responsabilidade por chip (desde a 2.4)

- Arquivamento

- check-list meramente informativo, mas de importante uso.

- Outras novidades

* Retornar fase: No menu geral, será possível retornar o processo para fase que já tenha sido encerrada (conhecimento e/ou liquidação). Ao fazê-lo, o sistema automaticamente gera os movimentos de cancelamento da fase da qual se está retirando o processo, gerando adequação entre o fluxo processual no sistema PJe e os dados estatísticos do e-Gestão. 

- É possível com revogação da sentença ou não. Esse lançamento pode ser editado/retificado na timeline. processo deve estar na tarefa ANÁLISE

*Criação, edição e compartilhamento de modelos no KZ

- Os modelos poderão ser facilmente compartilhados entre as unidades judiciárias por meio da ferramenta “Compartilhar modelos de documentos”, na criação/edição de modelos. Pode deixar disponíveis para uso ou uso e edição.

* Consulta por parte CPF, CNPJ e nome da parte. Além disso, a pesquisa poderá ser feita pela OAB do advogado e também pela classe judicial.

* DEJT- gerar remessa, enviar, consultar pendentes no menu geral, consultar rejeitadas, cancelar envio

- envio de expedientes para publicação no DEJT deixa de ser uma tarefa de fluxo e passa a ser realizado automaticamente pelo sistema. ATENÇÂO: Necessita que cada usuário confirme seus credenciais de email e senha do DEJT no PJE.

Há consultas: “publicação com erro”, podendo reagendar ou cancelar e “aguardando disponibilização”, podendo cancelar, ambos no menu completo, opção processo.

* Impedimento e suspeição no KZ:

- A vara poderá cadastrar o impedimento e a suspeição do juiz, inclusive por CNPJ e CPF da parte, advogado ou outro participante no processo.

* Quadro de avisos reformulado

* Associar processos

* SIF: alvará eletrônico com a CEF: alvarás aparecerão no GIM do magistrado, facilitando o controle e a assinatura.

* Assinatura pelo JTe - assinatura com QR code para juízes e servidores. A assinatura sem o uso do Certificado digital, usando apenas o celular, foi estendida aos demais servidores de 1º e 2º grau. trt21 aguardando análise segurança.

* Nova central no KZ - Relação dos mandados do primeiro e segundo em uma mesma tela para novos mandados, Erro se o município não estiver no rol da nova central. Criação de avisos pelo Oficial de Justiça Distribuidor. Configuração da distribuição automática também por CNPJ e órgão julgador.

Metodologia:
Processo de Avaliação:

Aulas práticas diretamente no ambiente de homologação do PJe:

https://pje-hml2.trt21.jus.br/primeirograu/login.seam


Inscrições: