Eventos 2021

Evento: Curso de Introdução a Filosofia para Ambiente Organizacional e o Aprimoramento Pessoal, com Ênfase em Alteridade e Eticidade. 
Mês: Agosto
Data Inicial: 3 August 2021
Data Final: 12 August 2021
Período: 03 a 12/08/2021
Horário:

EaD, disponível 24h

Carga Horária: 16
Público: Magistrados/Servidores
Área: Judiciário 1º Grau
Judiciário 2º Grau
Administrativo
Situação: Inscrições Abertas
Modalidade: A distância
Local: https://ead.trt21.jus.br
Instrutores:

Leonardo Oliveira Freire: Pós-Doutorando em Direito. Doutor em Filosofia do Direito -  pela UFPE-. graduado em filosofia e em Direito, Especialista em ética pela UFRN, mestre em filosofia do Direito.  Professor membro externo do Programa de Mestrado em Direito da UFRN, Prof. Interno do Mestrado em Gestão de Processos Institucionais vinculado ao programa de Filosofia da UFRN. Capitão da PMRN atualmente cedido ao TRT21 exercendo atribuições junto ao gabinete da Presidência deste Tribunal. Presidente do Instituto Caleidoscópio da Inclusão.

Objetivos:

O presente curso visa apresentar os conceitos básicos da filosofia para compreensão de valores e ideias filosóficas, que fortaleçam o ambiente organizacional e sirvam para a construção de pontes com fins para o  desenvolvimento humano e institucional. Neste projeto, o itinerário da filosofia visitando os elementos da ética e da reflexão ontológica constituirá a base para as apresentações de conteúdo filosófico, desde Sócrates, Platão e Aristóteles, aos ditames de Aquino, alcançando Kant e Hegel, Marx e Heidegger, Hannah Arendt, Habermas e outros para pensar sobre o mundo do agir e o mundo da vida em si. Dessa forma, o curso possibilitará ao aluno compreender à importância de conceitos essenciais, com o ponto de destaque a Dignidade Humana, estabelecendo a compreensão de ouro da filosofia para o ambiente organizacional e para a vida pessoal.     

Objetivos do curso:

  • Demonstrar a importância das bases da Filosofia, apresentando um detalhamento sobre o trilho do Logos, considerando aspectos ontológicos e deontológicos;
  • Apresentar teorias filosóficas do período da história do pensamento que se amoldam a proposta do curso;
  • Relacionar o pensamento filosófico com o ambiente organizacional e com o fortalecimento pessoal; 
  • Fortalecer a compreensão sobre a coexistência, reciprocidade, inclusão, alteridade e tolerância como fatores filosóficos essenciais para o caminhar no mundo da vida;
  • Apresentar conteúdos que servirão aos alunos para além do curso, possibilitando a continuidade de leituras e o fortalecimento das reflexões e aprimoramentos inclusos neste caminhar filosófico.  
Programa:

  1. Introdução a história da Filosofia – O caminho da Paideia pelo Logos e os elementos essenciais para a Virtude segundo os Gregos.
  2. Cronologia da Razão e a relação filosófica entre pensar e o agir.
  3. Ambiente organizacional e o palco das matrizes filosóficas – Reciprocidade, Limites da Técnica, Coexistência, Eticidade, Tolerância,  ressignificação e outros.    
  4. Aprimoramento Pessoal como fonte de superação dos desafios humanos e o papel da filosofia para além da ciência e da técnica. 
Metodologia:

O curso tem proposta pedagógica que privilegia procedimentos didáticos próprios da educação à distância com ênfase em metodologias ativas, especialmente estudos de casos e aula interativa. O aluno tem acesso ao material especificamente produzido para o curso e atuará em regime de aprendizado colaborativo, que dá ênfase à interação entre os participantes, cabendo professor facilitador propiciar situações de aprendizagem em que todos aprendam com todos. Os recursos matérias serão as ferramentas virtuais disponibilizadas pela Ejud TRT21, via plataforma de ensino à distância, textos e conteúdo de vídeo disponibilizados no portal.  

Processo de Avaliação:

A avaliação será formativa e ocorrerá durante cada aula virtual, quando serão avaliadas as competências que os alunos estarão desenvolvendo e o domínio do conteúdo por meio da análise de sua participação nas atividades previstas no ambiente virtual de aprendizagem. Compreende, ademais, o resultado das interatividades que se sucedam ao longo das aulas, realizadas pela ferramenta Fórum e cumpridas no prazo preestabelecido. Esta modalidade de avaliação obedece aos critérios de leitura do conteúdo e participação em debates com discussões que estimulam a produção e a aquisição de conhecimento de forma colaborativa. 


Inscrições: Clique para inscrição