Novidades

EJud21 relizará Seminário Internacional sobre Equidade de Gênero nas Relações de Trabalho

EJud21 relizará Seminário Internacional sobre Equidade de Gênero nas Relações de Trabalho

by Lúcia de Fátima Santos de Oliveira -
Number of replies: 0

Com o apoio do Comitê Gestor de Equidade de gênero, Raça  e Diversidade (CGEquidade) do TRT-21, a Escola Judicial do TRT da 21ª Região realizará, no dia 26 de novembro, das 08h30 às 12h30, o Seminário Internacional sobre Equidade de Gênero nas Relações de Trabalho. A ação será transmitida no canal do YouTube da EJud21. O evento não exige inscrição prévia e a frequência será registrada por meio de formulário cujo link será disponibilizado durante a transmissão. 


O evento contará com 4h/a de carga horária e apresentará mesas de debates sobre igualdade de gênero nas relações de trabalho, com a finalidade de informar, formar e promover por meio  de ações concretas a realização desse tema, bem como expor a descoberta de modelos jurídicos diferentes de promoção da  equidade de gênero no âmbito das relações de trabalho, com a firme análise das medidas  mais eficazes de concretização. 

A ação não exige inscrição prévia e o registro de frequência se dará por meio do preenchimento de formulário cujo link será disponibilizado durante a transmissão. Além disso, haverá avaliação reflexiva para os magistrados. 

Confira a programação:

  • Mesa de Abertura


13h30min - 13h (horário da França)

08h30min - 09h (horário do Brasil)


Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro - Desembargadora Federal do Trabalho – Presidente do TRT da 21ª

Ronaldo Medeiros de Souza - Desembargador Federal do Trabalho – Presidente do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade (CGEquidade)


  • 1ª MESA: GÊNERO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO – DEFININDO CONCEITOS



14h – 15h (horário da França)

9h – 10h (horário do Brasil)


Palestrantes:

  • Bernard Bossu

Professor de Direito na Universidade de Lille/França, Diretor da Equipe de Pesquisas em Direito Social e Co-Diretor do Instituto de Ciências do Trabalho.

Tema : Princípios da Igualdade e Não-Discriminação nas Relações de Trabalho

  • Céline Leborgne-Ingelaere 

Professora com habilitação para dirigir pesquisas na Universidade de Lille/França. Diretora científica do MOOC “Violências Sexuais e Sexistas no Trabalho: prevenir e reagir”.

Tema : Assédio Sexual e Comportamento Sexista no Ambiente de Trabalho

Mediadora:

  • Juliana Teixeira Esteves 

Pós-doutorado no Institut de Recherches Economiques et Sociales - IRES/França. Doutorado em Direito pela UFPE. Mestrado em Ciência Política pela UFPE. Professora de Direito da Universidade Federal de Pernambuco.



  • 2ª MESA: EQUIDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA – AS MEDIDAS DOS PLANOS DE AÇÃO


15h – 16h (horário da França)

10h – 11h (horário do Brasil)


Palestrantes:


  • Alyane Almeida de Araújo

Doutoranda em Direito na Universidade de Lille/França. Mestrado em Direito Constitucional pela UFRN. Especialização em Direito Internacional pela UFRN. Especialização em Direito do Trabalho pela UNIDERP. Servidora do TRT da 21ª Região.

Tema: O indexador da igualdade profissional entre homens e mulheres na França


  • Adriane Reis de Araújo 

Doutora em Direito na Universidad Complutense de Madrid. Mestrado em Direito pela PUC/SP. Procuradora Regional do Trabalho da PRT2 e Coordenadora Nacional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho.

Tema: A Política Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade no âmbito do Ministério Público do Trabalho (MPT)

Mediador:

  • Xisto Tiago de Medeiros Neto

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Direito Constitucional pela UFRN. Professor de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN).



  • 3ª MESA: TETO DE VIDRO QUEBRADO – EQUIDADE EM CARGOS DE PODER


16h – 17h30 (horário da França)

11h – 12h30 (horário do Brasil)


Palestrantes:


  • Eduardo Ramalho Rabenhorst

Pós-doutorado na Université d'Aix-Marseille, França. Doutorado e Mestrado na Universidade de Strasbourg, França. Professor da Universidade Federal da Paraíba. 

Tema: Políticas da representação do feminino


  • Rayane Cristina de Andrade Gomes

Doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília. Mestrado em Direito pela UFRN. Professora da Universidade Estadual de Goiás e da Faculdade Serra da Mesa. Advogada. 

Tema: Gênero e raça: sub-representação negra feminina no Congresso Nacional



Mediadora:

  • Mariana de Siqueira

Doutorado em Direito pela UFPE. Mestrado em Direito Constitucional pela UFRN. Professora de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Grupo Direito, Estado e feminismos nos 30 anos da CF: estudos interseccionais – DEFEM.