Novidades

Serviços Digitais da Biblioteca do TRT-RN garantem compartilhamento de informações para o público interno e externo

Serviços Digitais da Biblioteca do TRT-RN garantem compartilhamento de informações para o público interno e externo

by Lúcia Oliveira -
Number of replies: 0

Fonte: trt21.jus.br

Serviços Digitais da Biblioteca do TRT-RN garantem compartilhamento de informações para o público interno e externo

Batizada de procurador Miguel Josino Neto, a Biblioteca do TRT-RN é uma seção da Escola Judicial (EJud21) que funciona, em Natal, no 1º andar do prédio administrativo e atende ao público interno e externo.

O setor sempre atuou na disponibilização do empréstimo domiciliar de obras literárias, empréstimo para unidades administrativas e pesquisa bibliográfica no seu local de funcionamento.

Seu acervo é composto por ‘Acervo Geral’, que conta com livros de Direito do Trabalho e áreas afins, além de livros de diversas outras áreas do Direito; pelo ‘Clube do Livro’, que é formado por obras de literatura nacional e estrangeira, biografia, nutrição, religião, dentre outros; pelo ‘Acervo Miguel Josino’, que é composto pela coleção do procurador do RN e foi doada pela família após sua morte; bem como pelo ‘Acervo Chagas Pereira’ que possui obras antigas de diversas áreas do Direito pertencentes ao desembargador do TRT-RN, Francisco das Chagas Pereira, já falecido, além de ‘Acervo de Periódicos’ composto por revistas dos Tribunais.

Contudo, com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de medidas de isolamento e distanciamento social, a Biblioteca do Tribunal passou a oferecer novos serviços como o Suporte Informacional on-line, a Curadoria jurídica digital e o acesso à Biblioteca Digital da Saraiva.

Serviços

O Serviço de Suporte Informacional On-line consiste no atendimento de demandas semelhantes às da pesquisa local e podem ser solicitadas por e-mail para trt-bib@trt21.jus.br ou por chat no Google. No pedido, o usuário deverá descrever sua necessidade informacional para que seja feita a pesquisa pelo conteúdo desejado.

Voltada ao público interno, a  Curadoria Jurídica Digital disponibiliza fontes de informação por meio da seleção prévia de produções que abordam temáticas relacionadas ao foco de trabalho desenvolvido pela instituição. Após o processo de curadoria, o material selecionado é enviado ao e-mail institucional dos magistrados e servidores, que também podem enviar sugestões e até trabalhos próprios a serem disponibilizados.

A Biblioteca Digital Saraiva é outro serviço para o público interno. É um acervo digital com mais de 2.600 obras de áreas temáticas como Direito do Trabalho, Direito Civil, Direito Constitucional, Contabilidade, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Educação, Planejamento Estratégico, Informática, Tecnologia da Informação, Engenharia, Saúde, Segurança do Trabalho, dentre outros temas.   

Para mais informações, entre em contato no email: biblioteca@trt21.jus.br